

Trata-se do conjunto de atividades necessárias para assegurar o abastecimento de água potável e a coleta e tratamento do esgoto, assim como a infraestrutura e as instalações para realizar esses serviços.
O objetivo desse procedimento é remover da água impurezas e as substâncias que, mesmo presentes naturalmente no meio ambiente, possam representar risco ao ser humano. O tratamento é feito na estação de captação de água, que recebem a água bruta, captada das minas e represas. Para o tratamento, essa infraestrutura se vale, por exemplo, a aplicação de cloro e flúor.
A “fluoretação” da água canalizada é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, para prevenir às caries dentárias. O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e na natureza de forma geral. Ajuda a prevenir as cáries ao fortalecer o esmalte dos dentes.
Sim. A água fornecida por pela Companhia de Saneamento de Pirangi passa por um rígido processo de tratamento e um rigoroso controle de qualidade.
A instalação de filtro é uma decisão pessoal. Se a preocupação for com a qualidade da água que chega em sua residência, não há necessidade, pois os processos de tratamento utilizados pela asseguram que ela pode ser ingerida e usada no preparo de alimentos. No entanto, as condições da água que sai pelas torneiras também são influenciadas por outros fatores, como o estado de conservação e limpeza das caixas d’águas e dos encanamentos internos. Se você não tem segurança sobre a boa conservação desses equipamentos, talvez possa optar pela instalação de um filtro, que, de qualquer forma, pode ajudar a reduzir o eventual gosto de cloro que pode caracterizar a água tratada.
Não. A quantidade de cloro presente na água que chega às torneiras obedece os limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Antes de tudo, é importante verificar se essa alteração de cor já pode ser observada na água que chega à residência. Para tanto, basta abrir o ponto de água que fica ao lado do hidrômetro. Se a cor da água estiver alterada, o usuário deverá entrar em contato com a operadora. Pode ser que a ocorrência tenha relação com alguma obra realizada na rede de distribuição. Se nenhuma alteração for verificada, é possível que a mudança de cor tenha relação com algum problema na caixa d’água, na rede interna da residência ou na rede externa da rua. Portanto se a cor da água estiver alterada, o usuário deverá entrar em contato com a operadora o mais rápido possível.
Se você, por alguma razão, achar que houve alteração na qualidade da água de sua residência, entre em contato com nosso atendimento, que enviaremos um técnico para averiguar o problema, se necessário.
Após a coleta, o esgoto é enviado para uma estação, onde é devidamente tratado e devolvido aos rios na forma de água limpa.